Cerveja é BREJAS -Tudo sobre Cerveja e Cervejaria

sexta-feira, 22 de junho de 2012

2° Curso de Produção de Cerveja




[INTRODUÇÃO]
A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente cevada maltada, e acredita-se que tenha sido a primeira das bebidas alcoólicas desenvolvidas pelo ser humano. Historicamente a cerveja já era conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos 4000 a.C. Como os ingredientes usados para fazer a cerveja diferem de acordo com o local, suas características (tipo, sabor e cor) variam amplamente.
Via de regra, as cervejas são feitas com água, cevada maltada e lúpulo, fermentadas por leveduras. A adição de outros condimentos ou fontes de açúcar também é comum. As cervejas costumam ter entre 4 a 5% de teor alcoólico, ainda que este possa variar consideravelmente conforme o estilo e o cervejeiro. De fato existem cervejas com teores alcoólicos desde 1% até mais de 20%.

[O CURSO]
O curso de produção de cerveja será realizado em parceria com o  Congresso de Engenharia e Tecnologia da UFG (CET/UFG). O CET é um evento que surgiu em 2011 como um projeto arrojado, viabilizado pelos discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal de Goiás, que tem como um dos objetivos incentivar o desenvolvimento da Engenharia e da Tecnologia no Centro-Oeste.
A segunda edição do Curso de Produção de Cerveja acontecerá dia 01/09/2012. No curso será mesclado toda a teoria e toda a prática em um mesmo dia. Todos que participarem do curso produzirão sua própria cerveja. Na parte teórica será abordado tudo sobre a cerveja (história, estilos, ingredientes, como produzir, características, etc.). Na parte prática será escolhido um tipo de cerveja para ser produzido e, todos os participantes irão “colocar a mão na massa”. Todas as etapas da produção da cerveja serão realizadas, ou seja, da moagem do malte ao engarrafamento da cerveja.
Está incluso no valor do curso o almoço harmonizado (um almoço que combina uma cerveja especial com uma determinada refeição), que será oferecido pela organização. O dia será finalizado com uma degustação, onde os participantes poderão experimentar cervejas especiais (nacionais e importadas), e algumas com fontes de açúcar bem diferentes como café, rapadura e mel. No final, cada participante receberá uma garrafa da cerveja que eles mesmos engarrafaram.

[HORÁRIOS]
O curso iniciará às 08:00 e terminará por volta das 18:00.

[LOCAL]
O curso acontecerá em uma chácara alugada pela organização. A chácara é próximo a Hidrolândia – GO a cerca de 20 quilômetros de Goiânia. Será enviado para todos os participantes, com no mínimo 2 semanas de antecedência, um mapa com o percurso feito pelo Google Maps de Goiânia até a chácara.

[INVESTIMENTO]
Para pagamentos realizados até o dia 13/08/2012 o investimento de cada participante será de R$ 180,00.
Para pagamentos realizados do dia 14/08/2012 até o dia 31/08/2012 o investimento de cada participante será de R$ 220,00.

[CERTIFICADOS]
Os certificados serão emitidos pela CET/UFG. O certificado será de 10 horas.

[VAGAS]
Serão disponibilizadas somente 20 vagas para o curso.

[INSCRIÇÕES E PAGAMENTO]
Para realizar a inscrição, os participantes deverão enviar um e-mail para cursocervejeirogyn@gmail.com, contendo:

  • Nome;
  • Telefone para contato;
  • RG;
O pagamento deverá ser realizado até dia 31/08/2012. Os participantes podem escolher entre pagar diretamente para um membro da organização, ou depositar na conta corrente que segue abaixo:
Banco do Brasil
Agência: 3689-7
Conta Corrente: 26.068-1
Carlos Renan de Podestá Botelho ( Carlos R P Botelho)
Caso o participante escolha o depósito em conta corrente, o comprovante do pagamento deve ser escaneado e enviado para cursocervejeirogyn@gmail.com. Assim que confirmarmos seu depósito você estará efetivamente inscrito no curso.

[MAIS INFORMAÇÕES]
Carlos José – (62) 9961-5420
Carlos Renan – (62) 8220-8179
Eduardo Linhares – (62) 8476-5456

[OBSERVAÇÕES]

  • O curso disponibilizará uma apostila para todos os participantes.

3 comentários:

  1. Poxa, perdi mais essa... Está difícil acompanhar esse nicho aqui em goiânia. Alguém sabe o que foi feito da AcervA? Seria legal um contato mais próximo entre os cervejeiros aqui da região pra trocar experiencia ou pelo menos fazer uma compra coletiva de insumos.

    ResponderExcluir
  2. Podemos iniciar os reencontros da AcervA ou já utilizarmos o grupo no facebook de cervejeiros caseiros goianos para promover estas compras, teve uma no mês passado.
    De uma olhada:
    http://www.facebook.com/groups/dragonbiercervejaartesanal/

    ResponderExcluir
  3. Pelo que eu vi esse grupo que você passou não é só de Goiás, tem muita coisa misturada la. Vcs usam algum canal de comunicação só dos cervejeiros Goianos? Algum grupo do google que eu esteja por fora?
    Onde vcs faziam os esncontros da acerva goiana?

    ResponderExcluir