Cerveja é BREJAS -Tudo sobre Cerveja e Cervejaria

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

1ª Engarrafada

Dia 21/08 foi o dia de engarrafar as primeiras lupuladas e, como manda o script, limpamos as garrafas, esfregando com detergente e enxaguando com um bico de alta pressão próprio para garrafas.



Feito isso, chegou a hora de sanitizar as garrafas por imersão em uma solução de 12,5 ppm de iodo a 3 minutos.




Enquanto isso preparamos o garrafão (2° fermentador) com a cerveja já "pronta!", só que sem gás carbonico, para trasfega para o balde fermentador, por meio de sifão.
É necessária esta etapa por dois motivos, apesar de ter que evitar o máximo de contato com esta cerveja com o oxigênio, senão oxida e traz off-flavors:
1) Fica mais fácil para engarrafar, pois o balde tem uma torneira na sua base;
2) Como a cerveja ainda está sem gás, temos que fazer o priming.

O priming nada mais é do que adicionarmos açúcar à cerveja antes de engarrafarmos, assim, a levedura que ainda está viva na cerveja, volta a ativa, consumindo este açúcar e produzindo CO2 e álcool. Neste momento , os cevejeiros caseiros podem brincar com alguns ingredientes, pois pode-se utilizar basicamente qualquer fonte de açúcar para o priming, desde que, é claro, seja esterilizado antes com uma fervura. Assim, é comum os homebrewers adicionar mel, açúcar mascavo, rapadura, o próprio mosto, açúcar invertido, etc.


Então, ao fazer o sifão, já foi adicionado ao balde, 117gr de açúcar cristal diluido a 350ml de água e pré-fervida por 10 min. O que vai garantir à cerveja 2,5 vol de CO2, que é o mais comum para Pales Ales. Se quiséssemos uma cerveja mais carbonatada, bastava adicionar mais açúcar, mas temos que tomar cuidado, pois se cabornatarmos muito, a garrafa pode até explodir, pois a pressão será muito grande.

Durante o sifão, separei 250ml da cerveja sem o açúcar, para medir sua densidade final ou FG (final gravity). É neste momento que podemos calcular com quanto álcool realmente a cerveja ficará e se a atenuação da fermentação foi boa (quanto de açúcar o fermento conseguiu consumir).


Segue os resultados obtidos:

FG medido = 1,015, ficando no limite do estilo que seria entre 1,010 a 1,015
% de álcool por volume = 3,8%, ficando abaixo do estilo que seria entre 4,5 e 6,0%
Atenuação de 52,9%

Agora, só faltava fazer o que foi preparado durante toda a manhã, engarrafar de fato.









Como não podia deixar de ser, aqueles 250ml foram devidamente degustados e foi confirmado o lúpulo bem acentuado. Agora resta esperar, pelo menos mais 2 semanas antes de abrirmos as garrafas, porém elas atingirão o máximo do sabor com 2 meses de engarrafadas, até lá, se tudo der certo já teremos feito mais algumas levas para podermos comparar os resultados.




Para as próximas levas teremos alguns novos equipamentos para ajudar neste árduo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário